Existe uma educação que "forma", "molda", "controla", "acomoda" e outra que liberta, incita a auto-iniciativa, o autocontrole, a auto avaliação – "examine-se, pois, o homem a si mesmo" (1 Co 11.28). É uma educação que abre os sentidos para a vida e para o próximo, calcada no respeito.
1. O conceito – Etimologicamente, a palavra educação se origina da forma verbal latina ducare (conduzir para fora). Significa que educação é uma atividade sistemática e contínua, cujo objetivo é promover mudanças no indivíduo (2 Tm 2.24-26).
A obra da educação é desenvolver uma consciência crítica, ou seja, aquela que examina os fatos com profundidade, que busca os princípios causais autênticos. É livre de preconceitos e assume responsabilidade. Aceita o diálogo novo, assim como o velho, na medida em que são válidos (Jo. 4.6-30).
2. A fundamentação - O principal fundamento da educação cristã é as Sagradas Escrituras que são inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus. Devemos estar preparados para defender suas bases e impedir que ideologias não genuínas venham a contaminar o santo magistério legado por nosso Senhor Jesus Cristo (Ef. 4.13-15; 2 Tm
A Importância da Educação Cristã.
II – OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
Sem alvos definidos o educador não poderá chegar a lugar nenhum, seus ouvintes ficarão mais confusos do que estavam antes de ouvi-lo. Jesus estabeleceu o seu alvo para a humanidade: "eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (Jo. 10.10). Todo educador precisa conhecer a meta que dará sentido aos seus esforços.
1. O que pretendo ensinar aos meus ouvintes - Um observador curioso perguntou a um famoso escultor, para que servia aquela grande pedra de argila. Ouviu a seguinte resposta: "Isto não é uma pedra de argila é um santo". Certamente o escultor tinha um alvo pré estabelecido, ou seja, esculpir a imagem de um "santo". Em sua mente havia um projeto o qual ele pretendia levar a cabo.
Jesus disse que "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus" (Lc. 9.62). A mesma idéia implementou Paulo, ao afirmar: "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cisto Jesus" (Fp. 3.14). Por estes e outros exemplos nas Escrituras, cremos que sem estabelecer uma meta, não conseguiremos grandes coisas. A educação cristã não pode ser conduzida na base do oba oba. A vida cristã é constituída de alvos, portanto, precisamos conhecer o que é que a Bíblia fala sobre eles, a fim de que possamos ensiná-los.
2. Como vou ensinar de modo a tingir o alvo - A Igreja precisa se empenhar num objetivo só. A maneira como alguns querem conduzir o ensino não favorece o aprendizado e o desenvolvimento necessários estabelecidos por Deus. Podemos comparar este tipo de ensino ao que diz Paulo "vento de doutrina" (Ef. 4.14). Alguns querem fazer das atividades da Igreja, seu particular motivo de diversão. Assim temos: "Culto de louvorzão", "terapia do amor", "festival gospel", etc. Enquanto fazemos cultos para nossos gostos, como atingiremos o alvo estabelecido por Deus? "Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não batendo no ar" (1 Co 9.26).
A educação cristã precisa ser levada a sério, tanto por quem ensina, como por quem aprende.
3. Por que vou ensinar – Porque temos uma grande obra a realizar. Antes de subir ao púlpito, ou de se pôr à frente de um grupo para ensinar, o educador deve orar a Deus, pedindo que lhe revele o seu propósito para a Igreja. A matéria deve ser bem laborada.
O cristão, uma vez consciente da tarefa educacional, sentirá no seu coração o mesmo que sentiu Paulo pela vida de seus discípulos: "Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós" (Gl. 4.19).
III – OS COMPROMISSOS DA IGREJA COM A EDUCAÇÃO CRISTÃ
Em vista da nossa grande responsabilidade; porque a quem muito foi dado muito será cobrado, e considerando a infalibilidade da Palavra de Deus,
a nossa vocação, a urgência nestes últimos dias em que se proliferam as heresias, devemos firmar compromisso perante Deus, com o ministério de Educação Cristã:
1. Fundamentar todo o ensino, em todas as suas formas, na doutrina bíblica;
2. Ter sempre a direção do Senhor Jesus Cristo como o Mestre dos mestres por excelência;
3. Repudiar toda e qualquer tentação de negociar a ortodoxia bíblica ou de substitui-la, aumentá-la ou diminuí-la (Ap. 22.18,19);
4. Combater as heresias, não as religiões ou seus seguidores, através das Escrituras e não de argumentos humanos;
5. Abominar o relativismo moral, ensinando de maneira clara as verdades absolutas da Bíblia: O certo é certo e o errado é errado (Is. 5.20);
6. Ensinar de igual modo responsável: As crianças, os jovens, os adultos e os idosos; crentes e não crentes;
7. Utilizar todos os recursos da pedagogia e da didática, com toda a sua modernidade, contudo, não esquecer, que a Palavra de Deus é imutável.
1. O conceito – Etimologicamente, a palavra educação se origina da forma verbal latina ducare (conduzir para fora). Significa que educação é uma atividade sistemática e contínua, cujo objetivo é promover mudanças no indivíduo (2 Tm 2.24-26).
A obra da educação é desenvolver uma consciência crítica, ou seja, aquela que examina os fatos com profundidade, que busca os princípios causais autênticos. É livre de preconceitos e assume responsabilidade. Aceita o diálogo novo, assim como o velho, na medida em que são válidos (Jo. 4.6-30).
2. A fundamentação - O principal fundamento da educação cristã é as Sagradas Escrituras que são inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus. Devemos estar preparados para defender suas bases e impedir que ideologias não genuínas venham a contaminar o santo magistério legado por nosso Senhor Jesus Cristo (Ef. 4.13-15; 2 Tm
A Importância da Educação Cristã.
II – OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
Sem alvos definidos o educador não poderá chegar a lugar nenhum, seus ouvintes ficarão mais confusos do que estavam antes de ouvi-lo. Jesus estabeleceu o seu alvo para a humanidade: "eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (Jo. 10.10). Todo educador precisa conhecer a meta que dará sentido aos seus esforços.
1. O que pretendo ensinar aos meus ouvintes - Um observador curioso perguntou a um famoso escultor, para que servia aquela grande pedra de argila. Ouviu a seguinte resposta: "Isto não é uma pedra de argila é um santo". Certamente o escultor tinha um alvo pré estabelecido, ou seja, esculpir a imagem de um "santo". Em sua mente havia um projeto o qual ele pretendia levar a cabo.
Jesus disse que "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus" (Lc. 9.62). A mesma idéia implementou Paulo, ao afirmar: "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cisto Jesus" (Fp. 3.14). Por estes e outros exemplos nas Escrituras, cremos que sem estabelecer uma meta, não conseguiremos grandes coisas. A educação cristã não pode ser conduzida na base do oba oba. A vida cristã é constituída de alvos, portanto, precisamos conhecer o que é que a Bíblia fala sobre eles, a fim de que possamos ensiná-los.
2. Como vou ensinar de modo a tingir o alvo - A Igreja precisa se empenhar num objetivo só. A maneira como alguns querem conduzir o ensino não favorece o aprendizado e o desenvolvimento necessários estabelecidos por Deus. Podemos comparar este tipo de ensino ao que diz Paulo "vento de doutrina" (Ef. 4.14). Alguns querem fazer das atividades da Igreja, seu particular motivo de diversão. Assim temos: "Culto de louvorzão", "terapia do amor", "festival gospel", etc. Enquanto fazemos cultos para nossos gostos, como atingiremos o alvo estabelecido por Deus? "Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não batendo no ar" (1 Co 9.26).
A educação cristã precisa ser levada a sério, tanto por quem ensina, como por quem aprende.
3. Por que vou ensinar – Porque temos uma grande obra a realizar. Antes de subir ao púlpito, ou de se pôr à frente de um grupo para ensinar, o educador deve orar a Deus, pedindo que lhe revele o seu propósito para a Igreja. A matéria deve ser bem laborada.
O cristão, uma vez consciente da tarefa educacional, sentirá no seu coração o mesmo que sentiu Paulo pela vida de seus discípulos: "Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós" (Gl. 4.19).
III – OS COMPROMISSOS DA IGREJA COM A EDUCAÇÃO CRISTÃ
Em vista da nossa grande responsabilidade; porque a quem muito foi dado muito será cobrado, e considerando a infalibilidade da Palavra de Deus,
a nossa vocação, a urgência nestes últimos dias em que se proliferam as heresias, devemos firmar compromisso perante Deus, com o ministério de Educação Cristã:
1. Fundamentar todo o ensino, em todas as suas formas, na doutrina bíblica;
2. Ter sempre a direção do Senhor Jesus Cristo como o Mestre dos mestres por excelência;
3. Repudiar toda e qualquer tentação de negociar a ortodoxia bíblica ou de substitui-la, aumentá-la ou diminuí-la (Ap. 22.18,19);
4. Combater as heresias, não as religiões ou seus seguidores, através das Escrituras e não de argumentos humanos;
5. Abominar o relativismo moral, ensinando de maneira clara as verdades absolutas da Bíblia: O certo é certo e o errado é errado (Is. 5.20);
6. Ensinar de igual modo responsável: As crianças, os jovens, os adultos e os idosos; crentes e não crentes;
7. Utilizar todos os recursos da pedagogia e da didática, com toda a sua modernidade, contudo, não esquecer, que a Palavra de Deus é imutável.
Fonte:http://www.ensinadorcristao.com.br/
A paz do Senhor! Obrigada pela visita ao blog Atitude de Aprendiz. Parabéns pela escolha dos textos, são consistentes e informativos.